Quem somos

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

terça-feira, 7 de agosto de 2012

6º ano - Aula de História


Estudos, apresentações e passeio...

No Antigo Egito, toda a estrutura social do povo culminava na figura do rei, o Faraó, ele era o soberano que governava as terras do Egito e regia a vida de todos ao redor do rio Nilo. O poder do faraó era diretamente ligado e legitimado por princípios religiosos, ele era considerado a manifestação dos deuses na terra.
Esses grandes reis do Antigo Egito sempre buscavam exercer suas funções em nome dos deuses e a sociedade egípcia assim esperava que ele o fizesse de acordo com preceitos religiosos, e conduzisse o Egito da melhor forma possível ao estado ideal do início mitológico.
A arquitetura egípicia, como templos, palácios, além de outras obras como monumentos, esculturas buscava enaltecer e justificar a soberania do faraó. Os monumentos são testemunhos duradouros do sucesso desse reinado.( Museu Egípcio Rosa Cruz, 2012)
Destacaram-se na matemática, medicina, agricultura entre outras atividades.
Enfim, a civilização egípcia deixou um grande legado para as civilizações modernas.
Estudar o Egito Antigo é fascinante e envolvente.
Depois dos estudos realizados sobre o Egito Antigo em sala de aula, nos muitos trabalhos de pesquisa feito pelos alunos do 6º ano, onde os resultados apresentados superaram as expectativas, fomos a Curitiba, visitar o Museu Egípcio Rosa Cruz.




Com a monitoria de um professor do museu, os alunos do 6º ano I tiveram a oportunidade de conhecer a grande exposição e relacionar com o que haviam pesquisado e estudado.
Em breve os alunos do 6º ano II, realizarão esta visita.
Parabéns a todos os alunos do 6º ano I e II pelo belo trabalho realizado.

















Obrigada professora Rita, pelo trabalho realizado na escola, e por proporcionar aos alunos todo esse conhecimento...
Obrigada professora Kátia, pela companhia de viagem.
Aguardamos ansiosos os novos conhecimentos e  próximos passeios.